Regras de funcionamento do Fórum

Regras de funcionamento do fórum

Regras de funcionamento do Fórum

Mensagempor norberto » Sexta Nov 30, 2012 11:15 pm

Regras do fórum do Clube Mégane

I. Disposições Gerais

1. Este fórum pretende ser um espaço saudável, organizado e informativo sobre o Renault Mégane, nas suas várias gerações. Para esse efeito existe um conjunto de regras dispostas nesta mensagem, cuja leitura é obrigatória antes de participar no fórum.
Sempre que um utilizador decide recorrer a este fórum pressupõe-se que leu e aceitou sem restrições as regras dispostas nesta mensagem.

2. Quaisquer participações menos próprias neste fórum serão devidamente tratadas. Estas situações podem implicar a expulsão imediata do utilizador em causa ou mesmo o recurso a outros meios legais mais adequados, caso a situação assim o exija.

3. A manutenção do fórum é garantida pela equipa de Moderadores nomeada pela administração. A actuação da equipa de Moderadores terá sempre em consideração as regras aqui dispostas, com a ressalva que quaisquer situações omissas serão ponderadas com base no bom senso. Em todo o caso, a actuação da equipa de Moderadores será sempre soberana.

4. As regras dispostas nesta mensagem aplicam-se a todo o tipo de conteúdos passível de ser gerado neste fórum, onde se inclui, entre outros, tópicos e respetivas respostas, sondagens, comentários, assinaturas, avatares e mensagens privadas.


II. Regras de Utilizadores

1. Cada utilizador só pode efetuar um registo único. A não observação desta regra implica automaticamente o cancelamento do(s) registo(s) duplicado(s) e do registo original.

2. O nome de utilizador deve ser escolhido com cuidado, na medida em que apenas em situações muito bem justificadas é que poderá ser alterado posteriormente.

3. Em caso algum serão admitidos nomes de utilizadores que façam referência direta ou indireta a instituições, empresas ou projetos com o intuito de fazer publicidade no fórum.


III. Regras de Mensagens

1. O fórum está dividido num conjunto alargado de secções para permitir uma organização natural das mensagens. Procure sempre colocar a sua mensagem na secção mais adequada ao assunto que quer expor;

2. É natural que o assunto que o traz ao fórum já tenha sido discutido previamente. Utilize sempre a pesquisa antes de colocar uma mensagem nova, para garantir que o assunto não foi previamente discutido;

3. Tenha em consideração a Netiqueta (regras de etiqueta para mensagens na web). Por exemplo, evite recorrer à escrita exclusivamente em MAIÚSCULAS, usar formatação em demasia (tamanho de letra e cor) ou responder com mensagens demasiado curtas (ao estilo de mensagens instantâneas);

4. A comunicação neste fórum é feita na língua de Camões. Respeite, por isso, a língua portuguesa evitando abreviaturas desnecessárias e linguagem típica de SMS;

5. Evite mensagens fora de tópico (off-topic) em resposta a tópicos já existentes. Se necessário, crie um tópico novo sobre o assunto que deseja abordar, salvaguardando a regra II.2;

6. Seja ponderado na citação de mensagens na redação das suas respostas. Quando citar uma mensagem, elimine o texto e/ou imagens desnecessárias à contextualização da sua resposta;

7. Não coloque imagens demasiado grandes e/ou em número excessivo nas suas mensagens. A colocação de imagens animadas (vulgo gif's animados) é também desaconselhada;

8. São expressamente proibidos quaisquer tipos de conteúdo que se enquadrem em algum dos seguintes géneros:
  • insultos, ataques pessoais ou a entidades/empresas ou qualquer outra mensagem considerada provocadora;
  • pornografia, nudez explícita ou qualquer outro tipo de material que possa ferir a susceptibilidade de outros utilizadores;
  • racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana
  • qualquer tipo de promoção de atividades ilícitas;
  • mensagens sem conteúdo em concreto (mensagens sem nexo);
  • publicidade, compra ou venda de produtos e serviços, salvo nas situações previstas na secção V.
Todas as mensagens que se enquadrem em algum destes géneros serão eliminadas sem aviso prévio e os seus autores serão alvo de sanções adequadas;

9. São proibidas quaisquer mensagens que visem unicamente puxar os tópicos para cima (vulgo "up" ou "bump");

10. As mensagens cujo conteúdo inclua citação de texto externo ao fórum (notícias de jornais, por exemplo) deverão ser sempre acompanhadas da identificação do(s) autor(es). Deverá também incluir uma hiperligação para o texto original, desde que seja salvaguardada a regra II.11 e as regras da secção III;

11. É expressamente proibida a divulgação de outros sites sem a autorização prévia da Administração. Esta regra abrange, não exclusivamente, fóruns ou blogs. Poderão endereçar os pedidos de autorização à Administração através de mensagem privada (disponível para todos os utilizadores registados);

12. A Moderação é soberana na sua actuação e em caso algum se admitirá uma contestação pública da acção da Moderação. Se tiver alguma reclamação a apresentar sobre a moderação, faça-o por mensagem privada dirigida a um moderador ou administrador;

13. A tarefa de Moderação compete à equipa de Moderadores. Abstenha-se de tecer comentários relacionados com assuntos de moderação dirigidos aos utilizadores;

14. Os utilizadores dispõem de 10 minutos após a colocação de uma nova mensagem para que possam corrigir o seu conteúdo. Esta funcionalidade deve ser utilizada de forma ponderada e em situação alguma se admitirão alterações significativas do conteúdo que possam modificar o sentido do tópico em causa;

15. Quando o utilizador participa ativamente neste fórum concorda que o conteúdo das suas mensagens faça parte integrante do mesmo, ainda que sejam salvaguardadas todas as questões relacionadas com os direitos de autor do utilizador. Por esse motivo, em situação alguma serão removidas mensagens ou tópicos ou alterado o seu conteúdo a pedido do utilizador. O utilizador pode, contudo, editar o conteúdo da sua mensagem nos 5 minutos seguintes à publicação. A Moderação reserva, contudo, o direito a actuar nesse sentido caso alguma regra disposta nesta mensagem seja violada;

16. Sempre que detetar algum conteúdo que viole as regras dispostas nesta mensagem, denuncie essa situação recorrendo à ligação "Denunciar ao Moderador" disponível no rodapé de cada mensagem de um tópico.


IV. Regras de Assinaturas e Avatares

1. As assinaturas e avatares que violarem as regras da secção III relacionadas com conteúdo abusivo e/ou chocante serão removidos sem aviso prévio;

2. O Avatar não deverá exceder o tamanho de 120x120 pixels e deverá ter um máximo de 20KB de tamanho;

3. A assinatura poderá conter uma imagem com um máximo de 350x30 pixels, ou duas imagens cuja soma das dimensões obedece a este critério. Os limites das dimensões são individuais, isto é, a imagem não poderá ultrapassar os 350 pixels de largura independentemente da altura, nem poderá ultrapassar os 30 pixels de altura independentemente da largura;

4. A assinatura poderá conter um máximo de 3 linhas de texto, sem formatações de cor ou tamanho;

5. É expressamente proibida a inclusão de publicidade (direta ou indireta, incluindo links) na assinatura ou no avatar;

6. A não observância destas regras implica a eliminação do avatar e/ou assinatura sem aviso prévio.


V. Regras de Classificados e Publicidade

1. É expressamente proibida a colocação de mensagens no fórum que visem fazer publicidade (direta ou indireta) a instituições, empresas ou serviços de qualquer género. Esta regra aplica-se a todas as secções, incluindo as de classificados, bem como a mensagens privadas;

2. A utilização de mensagens privadas não solicitadas para publicitar instituições, empresas ou serviços, quando denunciada pelos destinatários, implica uma sanção imediata do utilizador autor das mensagens;

3. A secção de Classificados dispõe de duas áreas destinadas à compra e venda de artigos. Estas secções não se destinam a vendas profissionais mas sim a vendas (e compras) esporádicas por parte dos utilizadores do fórum. Em situação alguma serão admitidas participações que figurem uma atividade comercial;

4. As áreas de Compra e Venda da secção de classificados podem ser consultadas por qualquer utilizador. Contudo, as participações (criação de novos tópicos) só estão disponíveis para utilizadores com pelo menos 50 mensagens, após as quais deverá contactar a Administração para solicitar o acesso;

5. O pedido de acesso à área de classificados será apreciado pela Administração e Moderadores, que, mediante o perfil de participação ativa no fórum, poderão deferir ou indeferir o pedido. No caso do pedido ser indeferido, tal não invalida que no futuro seja apreciado um novo pedido, quando a participação de valor no fórum assim o justificar;

6. Cada utilizador pode criar um máximo de 4 tópicos diferentes em cada uma das secções de classificados (Compra e Venda), com um único artigo por tópico. Em alternativa, o utilizador poderá optar por ter mais do que um artigo por tópico, nunca ultrapassando o limite de 4 artigos no total;

7. O título deverá começar com uma tag [COMPRO] ou [VENDO], conforme o tipo de transacção. Deverá também ser conciso o suficiente para permitir a identificação do item a ser vendido ou comprado;

8. Os tópicos de Compra deverão ter obrigatoriamente o seguinte conteúdo:
  • designação clara do produto que se pretende;
  • valor (preço) que o utilizador está disposto a pagar;
  • localização (cidade) do utilizador;
  • contacto(s) do utilizador.
9. Os tópicos de Venda deverão ter obrigatoriamente o seguinte conteúdo:
  • designação clara do produto a ser vendido;
  • preço do produto, mesmo que negociável;
  • pelo menos uma fotografia real com tamanho 800x600 pixels;
  • localização (cidade);
  • tipo de pagamentos aceites (transferência bancária, contra-reembolso, numerário, etc);
  • contacto(s) do vendedor.
10. As respostas nos tópicos de Compra e Venda deverão ter como único objetivo o esclarecimento de algum pormenor que não tenha ficado claro na primeira mensagem. A restante discussão (negociação) deverá ser realizada através dos contactos do comprador/vendedor;

11. Em qualquer área da secção de classificados é expressamente proibida a atualização do tópico (por edição ou por resposta) visando apenas puxar o tópico para cima. A não observância desta regra implica automaticamente a eliminação do tópico sem aviso prévio;

12. A utilização da secção de classificados é da inteira responsabilidade dos intervenientes. O Clube Mégane não intervém de modo algum no processo, para além da cedência do espaço para a troca de informação, declinando por isso toda e qualquer responsabilidade.


VI. Penalizações previstas

1. Estas penalizações poderão ser aplicadas caso as regras aqui dispostas sejam violadas;
2. As penalizações previstas, conforme a situação verificada, são as seguintes:
  • Criação de contas duplicadas: suspensão imediata e definitiva de todas as contas envolvidas;
  • Publicidade não autorizada: eliminação imediata da(s) mensagem(ns) e limitação do acesso ao fórum durante 7 dias (só de leitura);
  • Mensagens off-topic: eliminação imediata das mensagens;
  • Colocação de conteúdo mencionado na regra III.8: eliminação imediata das mensagens e eventual suspensão definitiva do utilizador, se a gravidade da situação o justificar;
  • Colocação de mensagens "bump": suspensão da conta durante 7 dias;
  • Divulgação não autorizada de outros sites: suspensão da conta durante 15 dias;
  • Colocação de spam (no fórum ou em mensagens privadas): suspensão da conta durante 15 dias;
  • Violação das regras da secção de Classificados: acesso à secção de classificados vedado durante 30 dias;
  • Violação das regras referentes às assinaturas e avatares: eliminação imediata da assinatura e/ou avatar e suspensão da conta durante 7 dias;
3. As sanções referidas no ponto anterior que implicam suspensão da conta dizem respeito a um primeiro incumprimento. A reincidência em qualquer uma das violações referidas implica a suspensão por um período diretamente proporcional ao número de reincidências (na 2ª vez a suspensão é pelo dobro do tempo, na 3ª vez é pelo triplo do tempo, etc);
4. Todas as situações omissas ou que suscitem dúvida na interpretação das regras serão analisadas pela Moderação, que decidirá actuar com bom senso e cujas decisões são soberanas e não passíveis de serem questionadas pelos utilizadores do fórum.


VII. Disposições finais

1. As opiniões expressas neste fórum são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não exprimindo qualquer opinião ou posição do Clube Mégane. A Administração e Moderação não se responsabiliza pela privacidade ou acções de nenhum utilizador;

2. Tratando-se de um espaço privado, a Administração reserva o direito de admissão, podendo impedir o acesso a este espaço a quem o entender;

3. As regras presentes nesta mensagem poderão ser revistas ou alteradas pela Administração a qualquer momento, sem aviso prévio e sem que haja direito de compensação a qualquer utilizador do fórum.

Pela Administração.
Break 1.5dci 100cv - Luxe/Dynamique *Cinza Holograma* + ESP+ASR + Pack Couro + CPP + Xénon + Rede de Protecção --- xx-xx-XZ --- firmware 9.05 --- Set/04
diário de bordo aqui
Avatar do Utilizador
norberto
MEGANE RS
MEGANE RS
 
Mensagens: 5061
Registado: Terça Jun 01, 2004 5:59 pm

Voltar para Regras de funcionamento

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron